segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Os bichos de Bordalo Pinheiro

Rafael Bordalo Pinheiro foi um grande artista português, com obras em diversas linguagens. O multi artista era desenhista, aquarelista, decorador, jornalista, ceramista e professor. Ficou muito famoso em Portugal por suas caricaturas, imprimindo um estilo próprio, logo teve o reconhecimento do povo por seu personagem Zé Povinho feito de cerâmica que fazia uma crítica social, o que, o levou há uma visibilidade nunca atingida.

Quando Bordalo aceitou o convite para chefiar o setor artístico da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, começou uma renovação da cerâmica caldense. As peças em suas mãos ganharam um cunho artístico, eram jarras, vasos, bilhas, jarrões, pratos e outras peças demonstraram um trabalho tão criativo e colorido quanto o barroco.

Bordalo não se restringiu a criação de louças ornamentais, a pedido do 3º visconde de S. João da Pesqueira, fabricou para a decoração de seu palacete: azulejos, painéis, frisos, placas decorativas, floreiras, fontes-lavatório, centros de mesa, bustos, molduras, caixas, e também broches, alfinetes, perfumadores, etc.

Bordalo tinha um carinho especial pelos bichos e fazia algumas homenagens através de suas cerâmicas. Nós da Toute Chose, fãs do artista temos na loja alguns exemplos, como esses abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário